IMPALA
 
IMPALA

O projeto IMPALA – “Intelligent Manufacture from Powder by Advanced Laser Assimilation, visa o desenvolvimento de processos de fabrico com base na deposição de pós metálicos e na utilização da tecnologia laser.


 

OBJECTIVOS:

 

Customização - ideal para prototipagem e pequenas séries de produção;

 

Miniaturização - as características típicas de 200-300µm evoluem para 20-50µm;
 
Tempo de ciclo - passar do tempo de ciclo de semanas (método convencional) para algumas horas ou dias.

 

Apresenta vantagens significativas nos processos de fabrico de produtos  de empresas do setor industrial, nomeadamente das áreas de aeronáutica, médica e automóvel. Exemplos de aplicações na área da medicina são as próteses dentárias e na área da aeronáutica, a recuperação de turbinas de motores.

 

   

Video Copyright ©, TWI, 2012

 

Um dos objetivos da participação no projeto IMPALA é o contacto com tecnologias que um dia possamos dominar e/ou integrar nos equipamentos que atualmente desenvolvemos, proporcionando a abertura de um importante nicho de mercado.

 

Desempenhamos no projeto um papel de "end-user" do equipamento que se pretende desenvolver. Atuamos como fornecedores de peças e órgãos de máquinas obtidos por fabricação. Em paralelo, somos responsáveis pela exploração e disseminação de resultados do projeto. Esta tarefa consiste na compilação da informação proveniente de todos os parceiros com vista a desenvolver atividades de comunicação que permitam divulgar o projeto junto de potenciais clientes.

 

A produção de materiais promocionais (cartazes, folhetos, brindes, apresentações), publicação de artigos científicos e participação em eventos internacionais (seminários, feiras, exposições), permitiram-nos alargar o conhecimento nesta tecnologia e alcançar uma posição de destaque no projeto, que não detínhamos, enquanto “end-user”.

 

O consórcio do projeto conta com 16 entidades participantes de 7 nacionalidades distintas e junta institutos académicos de renome, associações de carácter tecnológico e empresas do setor com vista ao  desenvolvimento de equipamentos, técnicas e processos de fabrico através da tecnologia aditiva a laser.

 

Saiba mais sobre o projecto IMPALA.

 

 

Duração Projecto | Setembro 2008 a Agosto 2012

 

CONSÓRCIO


                 

 

                          


 

Programa da Comunidade Europeia Sétimo Programa-Quadro FP7 2007-2013, sob subvenção CP-TP 214380-2

 

 

 

 

PDF
PDF